domingo, 24 de outubro de 2010

A Geometria, onde ela está presente ?

Sabemos que todas as coisas ocupam espaço: objetos, pessoas, animais, pedras, plantas... A preocupação de melhor aproveitar esse espaço leva algumas pessoas a observar as formas dos objetos, suas medidas, suas regularidades e irregularidades.
Em Matemática nos referimos às formas dos objetos, por formas geométricas, e o estudo destas formas é estudado por um dos mais importantes ramos da Matemática: a Geometria. Durante muito tempo, houve uma divisão entre Geometria e Matemática. Depois, a Geometria passou a ser ensinada dentro dos conteúdos da área/disciplina de Matemática, mas era sempre relegada ao último mês, aparecendo, geralmente, no capítulo final dos livros didáticos. Com isso, muitos de nós, professores, tivemos uma formação deficitária nesta área. Hoje, com o avanço das pesquisas em Educação Matemática percebemos que a Geometria está presente não só nos livros didáticos, mas no nosso cotidiano.
Documentos históricos mostram que as questões relacionadas à geometria estavam inicialmente associadas a problemas relativos à medida da terra. Logo a definição de geometria é geo = terra, metria = medida, logo, medida da terra.
Explorando imagens e objetos do nosso dia-a-dia, podemos aprender a ler e explorar a geometria das coisas ao nosso redor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário