domingo, 24 de outubro de 2010

Como os veículos se movimentam e seus motores giram ?

Também podemos notar que a geometria está muito presente nos carros pois e indispensavel para uma melhor dirigibilidade, e principalmente segurança e estabilidade de um carro, existem certos carros em que se olhando eles em movimento percebe-se nitidamente que estam desalinhados, já que a frente e a traseira seguem em linhas diferentes,a geometria do carro é que determina sua aerodinâmica: o quão fácil ou difícil será para o veículo atravessar a barreira de ar. Assim, é muito mais difícil para uma Kombi se deslocar (porque tem a frente chapada) do que para um Audi R8, que tem excelente aerodinâmica. A geometria do veículo é importantíssima, porque quando mais aerodinâmico ele for, menor será o consumo de combustível e o desempenho do mesmo, pois sua superfície nao terá tanta resistência com o ar.
estes servicos sw efetuados por medidas de seguranca.., pois o carro pode puxar para algum dos lados..., gastar de forma irregular os pneus... ou ter problemas de conducaum na hora de freiar o veiculo..., prejudicando a estabilidade do veiculo...
O balanceamento de rodas eh feito para corrigir o problema de vibração que as rodas transmitem ao carro, se a vibração for nas rodas dianteira, a direção vibra quando se atinge determinada velocidade
alem de causar incomodo ao dirigir, pode afetar a caixa de direção e prejudicar no trabalho e durabilidade dos amortecedores e peças de suspensão...
Nesta segunda parte vamos observar como a geometria é o principal fator determinante da potência de um motor a queima de combustivel.
Um modelo de automóvel é, em geral, caracterizado principalmente pelo volume de seu motor. Assim, geralmente, associamos os números 1.0 ou 1.000 a motores de baixa potência e menor preço. O volume e a potência do motor aumentam na proporção que avançamos numericamente para as classificações convencionais de 1.6, 1.8 ou 2.0 (quando expressas em litros) ou em seus correspondentes 1000, 1600, 1800 ou 2000 (quando expressos em centímetros cúbicos ou cilindradas).
O cálculo do volume do motor é função direta de sua geometria, o trabalho produzido por um motor a queima de cobbustível provém do deslocamento do pistão entre o ponto morto superior e o inferior do cilindro. A distância percorrida pelo pistão entre estes dois extremos do cilindro é chamada de curso.
Assim, o volume do motor é o volume dos cilindros definidos pelo curso do pistão, ou, em termos matemáticos:
Volume do motor = x curso x número de pistões.
onde d= diâmetro do pistão
Um conhecido motor de quatro cilindros fabricado no Brasil tem como diâmetro dos cilindros (ou curso) 86mm ou 8,6cm.
O volume desse motor pode então ser facilmente calculado a partir destes dados:
Volume do motor = x 8,6cm x 4 = 1998,22 cm3.
Após um pequeno arredondamento, constatamos a origem da designação 2.0 (litros) dada a este motor específico.
Como vimos, o trabalho produzido e, conseqüentemente, a potência do motor, são determinados pela sua geometria e pressão interna ao longo do ciclo Otto.

Viram, até nos motores dos veículos de transporte, onde a população anda todos os dias a Geometria se faz presente.
Já neste caso você oobserva que o ar produz um grande impacto com a frente (grade, para-choque) e o pára-brisa, o que vai dificultar o deslocamento do veículo.

Teste de aerodinâmica em carro esportivo onde você pode observar que o ar flui muito bem sobre o carro, se muito atrito

Aqui podemos observar a suspensão de um carro.


Modelo de Motor de carro esportivo onde se consegue perceber as formas geométricas presentes dentro do motor.


Um comentário:

  1. Adorei, são poucas as pessoas que sabem de onde vem e o significado do 2,0 de um motor e vocês explicaram de forma bem simples e fácil. Novamente parabéns pelo trabaslho e peçam a seus amigos de sala para acessarem o blog de vocês e o da Andressa Romero pois parece que o pessoal está com dificuldade em fazer bons trabalhos como o de vocês. O prazo para as alterações é de até 8 de novembro, o de vocês está ok, não precisa mexer.
    Um grande abraço
    Parabéns novamente
    Chris.

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